segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VACINAÇÃO DA CATAPORA 11-11-2013


Aumentam casos de catapora em escolas de Mogi das Cruzes

Em 2013, 65 escolas notificaram a Secretaria de Saúde sobre casos.
No ano passado foram registrados 39 surtos em escolas.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Comente agora
A catapora é conhecida como uma doença da primavera e é uma das mais comuns na infância. Em Mogi das Cruzes, 65 escolas já notificaram a Secretaria de Saúde sobre casos entre as crianças. O número é bem maior que o de 2012, quando foram registrados 39 surtos em escolas.
Apenas em uma escola do bairro Nova Cintra, foram 15 casos em um mês. Toda a equipe está atenta. Segundo os profissionais, no primeiro sinal de que a criança pode ter catapora, os pais são imediatamente avisados. Na hora do banho, as auxiliares de desenvolvimento infantil ficam atentas. “Nós olhamos todos os dias o corpinho para ver se não tem nenhuma manchinha, machucadinho”, diz Juliana Lima.
Quando a diretora Márcia Angélica dos Santos percebeu o aumento no número de casos, avisou a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, as crianças que não tomaram a vacina vão receber a dose na escola. “A gente vê a bolinha de água e já liga para a mãe buscar, para que não se propague”, diz.
De acordo com o número de casos, a Prefeitura pede à Secretaria Estadual de Saúde doses da vacina. “Após a notificação e preenchimento dos formulários, a gente manda para o Estado e eles liberam a vacina para as crianças que não tiveram catapora e não foram vacinadas em anos anteriores”, explica Lilian Peres, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Mogi.









No dia 11 de novembro a equipe da Saúde veio vacinar nossos pequenos.
Foram vacinadas todas as crianças  que não tinham tomado a vacina contra Catapora ou Varicela e que também não haviam  pego a doença, após verificação cuidadosa das carteirinhas e respostas nas autorizações dos pais.
Os alunos que já tiveram Catapora não tomaram e quem já havia tomado também não foi preciso tomar de novo.
Foi um dia de choro feliz.
Até nossas meninas "servidoras municipais " tomaram a vacina. É preciso prevenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário